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O truque simples para acabar de vez com a retenção de líquidos e os quilos a mais

O inchaço constante dos pés, pernas, braços ou barriga, afeta muitos portugueses. O pior? As dores que provoca.

Artigo da Drª Magda Roma, publicado na 
Ver notícia no site NiT

O aumento de peso nem sempre está relacionado com uma má alimentação e uma vida sedentária. Há um problema muito comum que torna a vida de muitos portugueses num inferno: a retenção de líquidos. A condição atinge homens e mulheres, mas é mais problemática para o sexo feminino porque está relacionada com o aparecimento da celulite.

Mas o que é, afinal, a retenção de líquidos? “É o acumular de líquidos no nosso corpo, afetando, de uma forma notória os membros inferiores, pés, tornozelos, joelhos, pernas e coxas ou mesmo membros superiores como mãos e braços”, explica a nutricionista Magda Roma à NiT. Em poucas palavras, significa que podemos estar a pesar mais cinco a dez quilos — apenas em água.

O fenómeno acontece por vários motivos. A acumulação de dejetos e toxinas é uma das razões mais comuns. O estilo de vida — como o facto de viver numa zona com poluição, o tabaco, o álcool, uma alimentação rica em sal, o sedentarismo, o stress ou a falta de sono — também desempenha um papel importante.

A especialista da Lisbon Plastic Surgery explica que alterações do sistema circulatório como insuficiência venosa, linfática, ou cardíaca também podem ser uma das causas. “A gravidez, problemas no sistema urinário ou utilização de certos medicamentos podem também influenciar.”

O acumular de líquidos em excesso, além de provocar desconforto — ninguém gosta de se sentir ver inchado e com mais peso —, pode causar mesmo dores. “Além do edema ou inchaço dos membros superiores, ou inferiores, pode haver também sensação de peso nos membros, dor nas articulações e aumento de peso, mas associado a líquidos e não a gordura”, explica a especialista em nutrição.

Como acabar com a retenção de líquidos?

“Muitas pessoas entendem que a retenção de líquidos se deve a ter muitos líquidos no organismo e cessam ou diminuem a ingestão de água, mas a abordagem deverá ser a inversa. Ou seja, aumentar a ingestão de líquidos, água em particular, é uma das estratégias a adotar para auxiliar à eliminação dos mesmos”, afirma Magda Roma. Nesse caso, qual é a quantidade que devemos ingerir?

Regra geral, devemos ingerir 1,5 a dois litros de água por dia. Porém, esta indicação pode variar consoante o clima, a zona onde vivemos, o nosso metabolismo e até o exercício físico que praticamos. O peso de cada pessoa também influencia a quantidade de água que deve beber, a recomendação é ingerir 0,25 litros de água por cada dez quilos.

Nem toda a gente consegue beber todos os dias a quantidade que devia. Se for o seu caso, a nutricionista aconselha a apostar em alimentos crus. Podemos consumir até um litro de água desta forma e isso terá impacto no organismo.

A nutricionista partilhou com a NiT mais algumas dicas para acabar de vez com a retenção de líquidos. Carregue na galeria para as descobrir.

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