REDELAB Saúde

Análises Clínicas | Ask REDELAB

DAO Test

A enxaqueca afeta cerca de 15% da população. Uma das possíveis causas para a enxaqueca, são os alimentos ricos em histamina: a histamina é degradada e metabolizada pela enzima DiAminoOxidase (DAO), e quando a produção desta enzima é baixa, o paciente não consegue metabolizar de forma eficiente a histamina.

Alimentos com alta concentração de histamina, são normalmente os que foram submetidos a processos de maturação, conservação ou armazenamento prolongado, como por exemplo: conservas, vegetais fermentados, queijos curados e bebidas alcoólicas.

A baixa actividade da DAO, também se pode dever a interferência de fármacos de uso habitual, como por exemplo um antibiótico contendo Ácido Clavulânico.

Assim sendo, um paciente com baixa actividade enzimática da DAO, acumula histamina no seu organismo, provocando vários efeitos adversos entre os quais, a enxaqueca.

Também alimentos com efeito libertador de histamina (morangos, tomate, ananás) poderão provocar os mesmos efeitos.

O seu profissional de saúde, poderá indicar-lhe um suplemento e/ou restringir a ingestão de certos tipos de alimentos ou fármacos, de forma a ultrapassar este problema.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp