Oncoalert
O serviço Oncoalert é um teste realizado no sangue que pode dar um sinal de alerta e constituir o primeiro passo na deteção precoce do cancro colo-retal.
Este teste inovador é capaz de detetar a presença no plasma de um marcador que é característico do cancro colo-retal. Mesmo em fases iniciais do seu desenvolvimento, os tumores colo-retais libertam material genético, nomeadamente ADN, para a corrente sanguínea.
O serviço Oncoalert foi desenhado para detetar esse ADN proveniente do tumor. Desta forma, se o marcador for detetado na amostra de sangue, significa que há uma probabilidade acrescida de ter cancro colo-retal e, neste caso, deverá submeter-se a uma colonoscopia para confirmação do diagnóstico e para dar início ao tratamento.
Resultado NEGATIVO
Um resultado negativo assegura com 99% de precisão que não sofre de cancro colorretal. O cancro colorretal desenvolve-se espontaneamente e progride ao longo de um período de 10 a 15 anos. Por isso, é aconselhável que faça regularmente um teste de despiste, independentemente do método escolhido para o fazer.
Resultado POSITIVO
Um resultado positivo quer dizer que há uma grande probabilidade de ter uma alteração no cólon. Para confirmar o resultado positivo, o seu médico irá recomendar que se submeta, posteriormente, a uma colonoscopia para obter um diagnóstico definitivo. Por favor, siga esta recomendação.
VANTAGENS
- Mais confortável (apenas é necessária a colheita de uma amostra de sangue);
- Mais acessível (poderá fazer a colheita nas nossas clínicas ou num dos nosso postos de colheitas);
- Não é preciso “preparar” o cólon, nem alterar a dieta ou medicação (poderá ser realizado em qualquer altura);
- Manuseamento e logística mais simples (o resultado é enviado digitalmente até 8 dias úteis após receção no laboratório).